5 passos para fazer sua primeira venda como Afiliado

5 passos para fazer sua primeira venda como Afiliado

As primeiras vendas no mercado digital são as mais desejadas e esperadas para quem está começando como afiliado.

Porém existem alguns passos a seguir que podem facilitar esse começo. Para aqueles que ainda estão bem no comecinho dessa jornada, separei alguns passos simples que vão ajudar bastante.

Gerar vendas promovendo produtos digitais é sem dúvida a alternativa mais fácil para conseguir uma renda extra na internet. Dizer que é fácil não é o mesmo que menos trabalho. Esse é um trabalho como qualquer outro, sendo assim, é preciso perseverança, consistência e dedicação.

Serão necessárias algumas ferramentas básicas para que você possa promover seus produtos com o mínimo de profissionalismo.

  • Blog
  • Lista de emails
  • Geração de tráfego

Claro que você também pode oferecer seus produtos digitais através de redes sociais e fóruns.

Veja também:

Como se destacar no programa de afiliados

#1 – Nicho de atuação e produto

Nicho de atuação e produto

Assim que definir seu nicho de atuação, você deve encontrar o produto ideal para se trabalhar.

Com ele você pode apresentar um material mais alinhado com o interesse da sua audiência. Aumentando assim, as chances de converter suas vendas mais rapidamente.

Fique atento para a escolha dos produtos certos para o seu nicho. Se ele for na área de saúde, você vai ter produtos somente relacionados a saúde. Se for na área de relacionamento, serão produtos apenas com esse assunto e assim por diante.

Caso contrário, seu blog será uma bagunça e seu público não vai conseguir se identificar com você. Consequentemente sua divulgação será irrelevante.

O produto ideal

Procure selecionar produtos digitais que você tem maior interesse em promover, isso é obvil, claro! Acontece que nem sempre é possível encontrar o produto que você tenha real interesse e que ao mesmo seja um produto com todas as características ideais para se promover.

Monte uma planilha ou mesmo um bloco de notas e liste as qualidades positivas e negativas de cada produto do seu interesse. Isso inclui informações relevantes do produto, materiais disponíveis para divulgação, página de vendas e a apresentação geral desse produto.

Uma boa prática é pesquisar por comentários sobre o produto, analisar as avaliações dos compradores, pense se você mesmo compraria esse produto. Enfim, estude o máximo possível sobre ele antes de sair divulgando. O tempo “perdido” nessa etapa será extremamente válido e fará grande diferença nos resultados de suas vendas.

Faça esse processo com pelo menos 5 ou 6 produtos e a partir daí, escolha 3 para ter em sua lista de divulgação. O que acontece é que nem sempre você vai conseguir indicar determinado produto.

Com mais produtos do mesmo nível e nicho, você consegue abrir um leque maior e indicar o produto certo na hora certa.

#2 – Gerando tráfego com palavras-chave

Gerando tráfego com palavras-chave

Você vai precisar de conteúdo para gerar tráfego, sejam em postagens em seu blog, redes sociais ou vídeos. O grande desafio não é apenas criar esse conteúdo, pois ele por si só não vai gerar tráfego.

A grande sacada é criar conteúdo pelos quais as pessoas já estejam buscando na web. E para saber o que as pessoas estão buscando em determinado momento, será preciso fazer uma análise de palavras-chave.

Pra isso existem algumas ferramentas gratuitas como o GoogleKeyword ToolKeyword PlannerUbersuggestGoogle Trends entre outras. Com elas você vai ter informações sobre interesses e quantidades de buscas sobre o assunto do seu nicho dentre outras.

Para cada produto que você selecionou para o seu nicho, liste palavras e termos genéricos relacionados. Exemplo, se você está no nicho de saúde e selecionou um produto de perca de peso através de reeducação alimentar. Você  poderia definir palavras-chave do tipo “dieta lowcarb” ou “emagrecer com reeducação alimentar”.

Em seguida, acesse a ferramenta Ubersuggest para verificar sugestões relacionadas às palavras chave que você escolheu. Ela trará o volume de pesquisa de cada termo, além de apresentar outras sugestões.

O intuito é encontrar palavras ou termos relacionados ao seu negócio com alto volume de buscas (preferencialmente acima de 10.000 buscas globais por mês) e baixa concorrência (estas informações são fornecidas pelo Google Keyword Tool).

Nesta etapa você deve ter criado uma lista de no mínimo 50 palavras-chave, e de preferência 100 palavras-chave, com bom volume de buscas e baixa concorrência.

#3 – Analise a competição orgânica

Analise a competição orgânica

O Google Keyword Tool é muito útil, ele indica o nível de concorrência das palavra-chave escolhidas pelos Afiliados, porém, esta concorrência contempla apenas os anunciantes que estão pagando para aparecer no Google. Existe um outro tipo de concorrência que é o que chamamos de “competição orgânica”.

A competição orgânica é quem indica se está fácil ou difícil para um site ranquear bem para determinada palavra-chave na busca orgânica, ou seja, na busca onde os anunciantes do Google não estão pagando para aparecer.

A análise da competição orgânica ajuda a identificar se é possível ranquear o seu site ou blog nos mecanismos de busca com as keywords que você selecionou.

Para isto, você deve acessar um buscador (recomendamos o Google, por ter acessos mais expressivos que os demais) e pesquisar pela sua palavra chave, entre aspas, como no exemplo anterior, “dieta lowcarb”.

Nesta etapa, você deve analisar a quantidade de resultados obtidos na pesquisa, sendo favoráveis aquelas que apresentam menos de 100.000 páginas. Caso contrário, descarte a palavra ou termo da sua lista.

No final deste passo você deve ter uma lista de palavras-chave filtradas de acordo com a sua análise da competição orgânica. Apenas as palavras-chave com boas chances ranquear devem estar nesta lista.

#4 – Indexe sua página nos mecanismos de busca

Indexar página no google

Para atrair o tráfego dos buscadores, você deve produzir textos, vídeos, ou outros materiais que contenham entre uma e três palavras-chave que foram selecionadas na etapa anterior.

Dica: Cada conteúdo deve ter uma palavra-chave principal selecionada por você. Se o conteúdo for um artigo de blog, use esta palavra-chave no título do artigo, nas tags e no corpo do texto. Se for um vídeo, coloque esta palavra-chave no nome do vídeo e na descrição.

A partir de agora o seu objetivo é informar o seu prospecto para fazer a sua primeira venda! Produza, no mínimo (quanto mais melhor) 25 peças (artigos e/ou vídeos) com conteúdo de qualidade, baseadas nos interesses do seu usuário.

Se for produzir artigos de blog, faça conteúdos com, pelo menos, 500 palavras.

Se for produzir vídeos, faça conteúdos de pelo menos 5 minutos, preferencialmente tutoriais, ensinando a resolver algum problema ou a fazer algo de um jeito mais fácil/rápido/eficiente.

No caso dos vídeos, publique sempre no YouTube, pois ele tem maior capacidade de exposição.

Seu trabalho é responder as dúvidas do seu visitante e despertar a curiosidade dele pelo produto que você está promovendo.

Otimize suas páginas, com foco no produto escolhido, usando banners, depoimentos, coleta de e-mails para newsletters e, sempre que possível, coloque seu link de Afiliado com as palavras-chave que importam para você.

Quando maior for a qualidade dos seus conteúdos, mais tráfego você conseguirá atrair.

#5 – Aplique estratégias de Link Building

Link building

O Link Building (construção de links) é uma estratégia fundamental para melhorar o ranqueamento orgânico do seu site.

Essa técnica consiste basicamente, em espalhar links que direcionam o público para o seu site (estes links são chamados de backlinks) na Internet, em sites de alta autoridade e sinergia com seu público-alvo.

Há diversas formas de desenvolver esta estratégia, e o ideal é que você estude as opções e analise a(s) melhor(es) para o seu site.

A ideia é gerar um link para o seu site ou blog, vindo do site de terceiros, usando a palavra chave na descrição e como texto âncora (o link que levará as pessoas para o seu site), sempre que possível.

Social bookmarking e comentários em blogs são maneiras simples e eficazes de gerar os primeiros backlinks para a sua página. Tente construir 5 novos links por dia. Isso ajudará a trazer resultados mais rápidos!

Dica: Ofereça-se para escrever Guest Posts, ou seja, artigos de graça em outros blogs que compartilham da sua audiência. Isto irá gerar credibilidade para você e ainda irá proporcionar um link para seu blog.

Quer acelerar o processo para a sua primeira venda? Clique aqui

Seguindo esses 5 passos, você aumentará a visibilidade do seu site e, consequentemente, dos  infoprodutos que você está promovendo.

Com esse aumento de exposição, você vai expandir sua audiência, vai atrair mais tráfego e, finalmente, realizar a primeira de muitas vendas.

Neste ponto, você já terá um site com um conteúdo que está otimizado para atrair mais tráfego.

Fiz todos os 5 passos para a primeira venda, e agora?

Agora você tem um trabalho contínuo pela frente que consiste em duas atividades:

  • Continuar produzindo conteúdo de forma otimizada
  • Continuar construindo links que vão dar mais autoridade para a sua página

Lembre-se que, fazendo isso, você está construindo um ativo. Seu site continuará crescendo e, assim, atraindo mais visitantes e gerando mais vendas!

Tem alguma dica diferente para compartilhar com os Afiliados que ainda não conquistaram a primeira venda? Não se esqueça de deixá-la aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *